A Scania anunciou sua nova geração de caminhões. Os novos modelos são resultado de dez anos de desenvolvimento e investimentos de cerca de US$ 2,38 bilhões (algo em torno de R$ 7,7 bilhões) e de acordo com a montadora sueca chegam para ampliar sua oferta e, graças ao seu sistema modular único, fornecer mais estágios de desempenho, conectividade e uma gama completa de serviços que aumentam a produtividade, bem como soluções de transportes sustentáveis que são precisamente personalizadas para cada tipo de cliente no setor de transporte.
O novo Scania R e o Scania S prometem ser até 5% mais eficientes. Entre as novidades, há novos motores e uma cabine totalmente redesenhada, que segundo a marca entrega mais espaço para o motorista. Os modelos têm ainda uma série de recursos para reduzir o arrasto aerodinâmico, como três defletores de ar ajustáveis, para melhorar o alinhamento entre a cabine e o teto do reboque, bem com novos espaços menores entre as luzes e outros componentes externos.
Antes da apresentação oficial, muito se especulou sobre o novo desenho da cabine. Falou-se até em volta de modelos bicudos. Mas a apresentação mostrou mudanças menos radicais. Embora sejam claras as modificações, o caminhão segue tendo “cara de Scania”.
Os caminhões são equipados com propulsores 13 litros de 410 cv, 450 cv e 500 cv e 15.6 litros V8 de 520 cv, 580 cv e 730 cv, que foram redesenhados, com direito a novos injetores, câmaras de combustão revistas e um novo sistema de refrigeração. Os novos propulsores dos modelos da Scania foram testados por mais de 10 milhões de km durante o processo de desenvolvimento.
A empresa afirma que o futuro estará baseado em veículos elétricos, veículos híbridos, conectividade e veículos autônomos. Afirma ainda já estar em testes com caminhões 100% autônomos, ou seja, sem a presença de motoristas, em operações de mineração, mas que isso ainda vai demorar para chegar ao mercado.
O compromisso da marca com o transportador brasileiro permanece o de oferecer rentabilidade por meio de soluções sustentáveis com os veículos e serviços do portfólio nacional, já reconhecidos por oferecer excelente ergonomia e o melhor custo operacional do mercado.
A Scania vai produzir os novos caminhões em Södertälje, na Suécia. Ainda não se sabe, porém, quando as novidades chegarão ao mercado.
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