A importância da manutenção preventiva do caminhão


Hoje no país 32% dos caminhões utilizados no transporte rodoviário de cargas, possuem mais de 20 anos de uso e outros 17% dos veículos mais de 30 anos de uso. O estado de conservação dos veículos é um assunto que preocupa e que deve ser acompanhado de perto por empresas e caminhoneiros.

A realização da manutenção preventiva contribui para a longevidade do veículo, instrumento de trabalho de mais 200 milhões de caminhoneiros, 800 mil destes são caminhoneiros autônomos e cooperados.


Para entender por que realizar a manutenção preventiva, apresentamos as seguintes vantagens:

Reduz o número de acidentes: a manutenção preventiva pode identificar os problemas do veículo, antes que sejam de fato graves, uma peça com desgaste pode ser trocada antes que venha apresentar um problema. As revisões periódicas conseguem avaliar o desgaste das peças e trocá-las no momento adequado, evita que problemas ou falhas ocorram nas estradas.

Evita multas durante a fiscalização: veículos de carga devem realizar revisões periódicas obrigatórias e a Polícia Rodoviária Federal realiza a fiscalização das revisões. Com as revisões feitas você não corre o risco de ficar parado na estrada e também as multas.

Melhor desempenho do caminhão: ao rodar com peças que possuem algum tipo de problema ou desgaste, o caminhão terá problemas de desempenho, podendo aumentar o consumo de combustível e também acelerar o desgaste de outras peças.

Reduz custos: O maior de consumo de combustível e a possibilidade de problemas maiores por rodar com peças desgastadas, significa maior custo durante a viagem e também imprevistos com a troca de peças durante a viagem, em alguns casos com custos até maiores do que uma troca de peça preventiva.

Melhora a prestação de serviços: para o cliente o que mais importa é receber a carga na data prevista e em bom estado, e a manutenção pode evitar problema de atrasos na entrega e também evita acidentes que podem causar danos a carga.

Estes fatores são importantes para manter-se ativo na profissão e não perder a oportunidade de conseguir um trabalho porque seu caminhão te deixou na mão. Não deixe que isso te atrapalhe, cuide do seu caminhão, ele é seu instrumento de trabalho.

Unknown

Somos uma empresa localizada em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, especializada em Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário